Maquiagem: dicas para acertar sempre


Item importantíssimo para compor um visual agradável e bonito no dia a dia, a automaquiagem é cada vez mais adotada pelas mulheres. Uma aparência saudável e bem cuidada também é solicitada por empresas que entendem que o aspecto visual das funcionárias transmitem esses valores organizacionais.
Por isso, a demanda por cursos de automaquiagem vem crescendo no mercado. Orientações simples e objetivas, se levadas em conta, mostram que este caminho não é tão complicado. Você pode não acertar de primeira. Aí, é preciso insistir. Ao conhecer melhor as características de sua pele e o que fica melhor em você, acabará percebendo que, também na automaquiagem, a prática leva à perfeição.

Siga nossas dicas:

1.Defina seu tipo de pele.
Seca, normal, oleosa ou mista? Considere que a mais comum entre nós, brasileiras, é esta última: zona T (testa e nariz) mais oleosa e pele normal nas outras áreas. Nunca se deve passar um produto recomendado para a pele seca sobre a pele oleosa, evitando assim um grande desastre, inclusive com aparecimento de acne.
Aqui, vale pedir a orientação de um esteticista ou dermatologista, pois da definição adequada depende o sucesso do que veremos a seguir.

2. Escolha produtos de qualidade
Hoje, estão disponíveis no mercado, produtos de grande durabilidade e qualidade, que são práticos e seguros. Leve isso em consideração ao invés de pensar apenas no preço. Uma base muito barata pode causar um efeito artificial e obstruir os poros. Por isso, atenção aos rótulos: prefira os hipoalergênicos, não comedogênicos (obstrutivos), com elementos hidratantes e algum nível de proteção solar.

3. Antes de maquiar-se:
- Utilize loção adstringente ou até uma pedra de gelo para fechar os poros, em caso de pele oleosa.
- Hidrate os lábios com manteiga de cacau ou batom hidratante incolor, se estiverem secos ou com irregularidades.
- Um hidratante específico para o rosto e pescoço, aplicado cerca de meia hora antes da maquiagem, auxilia muito em seu resultado final.
- Escolha as cores que lhe agradam, mas leve em conta que é preciso levar em conta o todo (pele mais cabelo e os contrastes de cores aí envolvidos). Via de regra, as peles mais claras vão bem com as cores mais frias, como marrom acinzentado, cinza, esverdeado e rosa claro. O blush pêssego é um must..
A pele morena pede sombras douradas, alaranjadas, acobreada ou marrom. No blush, opte por tons de pêssego e terrosos.
Cobre, bronze e dourado ficam ótimos em sombras para a pele negra, mas caem bem em makes mais festivos. No dia a dia, considere, com moderação: o lilás, ameixa e verde-oliva. Blushs em tons de marrom ou rosa queimado caem bem.