Como cuidar do Umbigo do bebê

Uma das preocupações que toda mãe tem com seu filho recém-nascido é com os cuidados com o umbigo. O umbigo é onde se encontrava a ligação entre a placenta e o útero da mãe e que transportava todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da criança; ou seja, onde está o umbigo hoje era a ligação com o cordão umbilical. Quando bebê nasce o cordão é cortado, mas um pedaço dele ainda fica aí, geralmente de 2 a 3 centímetros. E não se preocupe que esse pedacinho que ficou no bebê irá cair; demora de 5 e 15 dias para esse coto umbilical como é chamado secar, ficar preto e finalmente cair.
E depois que o umbigo cai, é preciso cuidar da ferida que ficou na região até que ela cicatrize corretamente. E para cuidar dessa ferida sem que o seu bebê tenha problemas, é preciso manter o local seco e limpo. É importante manter o local livre de infecções, já que o bebê pode contrair tétano pelo umbigo; algo muito perigoso para a saúde dele.
Geralmente os médicos indicam que as mães devem limpar a área usando um cotonete umedecido com álcool 70%. Esse produto é vendido nas farmácias e você deve limpar o local todas as vezes que for fazer a troca de fraldas ou dar banho. Passe o cotonete na região e espere secar naturalmente para depois colocar a fralda no bebê. Não se preocupe pois não dói nada portanto você pode limpar tranquilamente a região.
Lembre-se sempre de lavar bem suas mãos antes de higienizar o seu bebê e cuide para que a urina e fezes do bebê não entre em contacto com a região do umbigo para que não haja contaminação.
E você pode dar banho sossegadamente no bebê, mesmo antes de o coto cair, não há problema algum desde que a área seja bem limpa e seca depois. O umbigo vai cicatrizar em um prazo de 7 a 10 dias depois que o coto cair. Há casos em que o umbigo demora mais para cicatrizar, mas não se preocupe, pois isso é normal. Você só deve se preocupar caso veja que há algum indício de infecção no local. Caso contrário, relaxe. Há médicos ainda que orientam as mães a apenas deixar o local limpo e seco, sem colocação de gaze protetora. Outros pediatras já indicam a utilização de uma gaze protetora para que a região não fique em contacto com a roupa ou fralda do bebê, isto vai depender do pediatra do seu filho; peça orientações de procedimento à ele. Basicamente os cuidados com o umbigo são os cuidados que você deve ter em relação a qualquer outro machucado ou corte até que ele cicatrize. Não há muitos segredos.
Você só deve se preocupar e procurar um médico caso o bebê tenha febre ou não parecer bem, a área em torno do umbigo estiver inchada e vermelha ou o coto umbilical estiver com mau cheiro ou pus.Importante saber:
- Não utilize produtos, chás, ou ervas, ou objectos que tenham ‘supostamente’ objectivo de acelerar a cicatrização do coto umbilical.
- Siga rigorosamente as orientações do seu pediatra.
- Não utilize medicamentos na região como mercurio, ou pomadas cicatrizantes. Só utilize medicamentos caso o seu pediatra prescreva