Dicas IMPRESCINDIVEIS para casamentos


BOLO


Calcule 100 gramas por pessoa, mas apenas para 40% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçando.

BEBIDAS


Uísque - 1 garrafa (de 750ml) para 6 pessoas
Champanhe - 1 garrafa para 2 pessoas (se for a única bebida); ou 1 garrafa para 6 pessoas (se tiver outras bebidas)

Vinho Branco - 1 garrafa para 3 pessoas (se não tiver vinho tinto) Vinho Tinto - 1 garrafa para 5 pessoas

Cerveja - 1 garrafa por pessoa (se não tiver outras bebidas); 1 garrafa para 4 pessoas (se tiver outras bebidas)

Água e refrigerante - 300ml por pessoa

DOCES

escolha="" entre="" 4="" 8="" geralmente="" cada="" pessoa="" come="" de="" 3="" a="" 6="">


CANAPÉS E SALGADINHOS


Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpaccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura. De 10 a 12 unidades por pessoa está de bom tamanho.
ENTRADAS E PRATOS QUENTES

A conta é "um por um", ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. Não dá para fazer mágica ou tentar adivinhar se todos vão querer ou não todas as sugestões. Sem exageros, a melhor combinação ainda é: entrada + massa + carne

BEM CASADOS


A teoria é "um para cada um", mas todos sabemos que na prática o ideal é ter 2 ou 3 bem casados para cada convidado, evitando assim uma situação desagradável de faltar.

LEMBRANCINHAS


Elas são entregues somente para as mulheres, que em média representam 60% dos convidados.
Horário do casamento:
Podemos considerar que o horário é a base de tudo, pois a partir dele é que se define a decoração, o cardápio, os trajes, enfim o estilo da recepção.

Manhã
- o casamento pela manhã é informal, portanto não exige muito luxo, no entanto a não ser que todos seus convidados sejam empresários ou profissionais liberais, dê preferência aos finais de semana, assim ninguém precisa "arriscar o emprego" para ir ao seu casamento. Quanto ao cardápio, o ideal é oferecer um café da manhã, ou um brunch (uma mistura de café da manhã com almoço). Evite o brilho nas roupas, principalmente se o casamento for ao ar livre.

Tarde
- o casamento à tarde também é considerado informal, mas já se pode colocar um pouco de brilho nas roupas, de forma bem discreta.

Como no casamento pela manhã, dê preferência aos finais de semana.

O cardápio pode ser um chá com pães e frios, um coquetel, ou um coquetel seguido de salada e um prato quente, ou até um churrasco (no caso de recepção em chácarra/sítio).

Noite
- o casamento à noite pede mais requinte e sofisticação. Pode abusar do brilho e usar tecidos mais nobres, mas sempre usando o bom senso.

Quanto ao cardápio pode ser servido um coquetel ou um jantar que pode ser informal (serviço americano - onde os próprios convidados se servem), ou formal (servido à francesa - servido por garçons).