DAMINHAS E PAJENS

ESCOLHENDO AS DAMINHAS E PAJENS.
O número de pajens e daminhas pode variar de uma a oito crianças, mas tenham cuidado na hora de escolhê-las, se forem muito pequenas poderão chorar, emburrar e dar um show à parte no seu grande dia! Prefiram as maiores de cinco anos com as quais vocês tenham bastante contato e que possam entender a importância de sua tarefa durante o casamento.

QUEM LEVA AS ALIANÇAS

Quem leva as alianças é o pajem. Elas podem estar presas em uma almofadinha apropriada ou podem estar sobre uma pequena bandeja de prata. Ao chegar ao altar ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar (ainda presas na almofadinha ou sobre a badeja).

A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores. Quando não houver crianças, o noivo deverá levar a caixinha com as alianças no bolso do paletó.

TRAJES, TECIDOS E CORES

O traje varia de acordo com a idade das crianças, estilo do casamento, estação do ano, horário e grau de formalidade da cerimônia. A noiva deve oferecer-se para pagar a confecção ou aluguel, portanto, cuidado para não exagerar na quantidade de crianças!

O traje das daminhas deve estar em harmonia com o vestido da noiva, o que não significa que deva ser o mesmo modelo.

Os vestidos devem ser iguais e podem combinar com a cor predominante da decoração da igreja ou com algum detalhe do vestido da noiva. Se o vestido dela tiver nuanças de rosa ou azul, por exemplo, as meninas usarão estas cores em um tom mais forte ou ainda, vestidinhos brancos com faixas coloridas na cintura.

Para o inverno, prefira tecidos mais encorpados como o tafetá e o veludo. Já nos meses mais quentes, organza, renda, algodão, entre outros.

Para enfeitar os cabelos escolha entre: guirlandas de flores de tecido, botões de mini-rosas, fitas prendendo os cabelos longos ou delicadas fivelinhas.

Em uma cerimônia formal os meninos poderão usar terno escuro, camisa branca, meias pretas e sapatos pretos de pelica.