DICAS PARA CABELOS CACHEADOS 2015


Assuma seus Cachos






Hoje em dia a maioria das mulheres após atingir uma certa idade, acaba recorrendo à alisamentos ou escovas progressivas. A justificativa é a praticidade de ter os cabelos lisos, sim realmente é mais prático, mas manter um cabelo alisado exige dedicação e tratamentos específicos. Porque é inegavel que os processos químicos por mais leves que sejam de certa forma agridem os fios e não funciona em todas as pessoas. Quase todo mundo conhece aquela pessoa que pagou super caro pra alisar o cabelo no salão e o processo não deu o resultado desejado, ou deu e o cabelo ficou muito ressecado.
E convenhamos que é muito melhor um cabelo cacheado natural e bem tratado do que um cabelo alisado com uma aparência falsa e espigada.



Os cachos exigem cuidado porque normalmente são muito finos e quebram com uma certa facilidade. Infelizmente os cabelos cacheados e crespos são mais ressecados do que os lisos, porque os cachos impedem que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo deslize sobre o fio tornando-os ainda mais frágeis e quebradiços.
O ideal é lavar os cachos somente duas ou três vezes por semana. Como a oleosidade da raiz demora a atingir o comprimento e as pontas, é melhor ficar um período maior sem lavar para não retirar o óleo.
Escolha um xampu para crespos, secos ou danificados, que geralmente carregam uma quantidade maior de ativos emolientes. Despeje o equivalente a uma ou duas moedas de um real na mão, dependendo do comprimento, e aplique com movimentos circulares. Depois enxágue com água e espalhe a mesma quantidade de condicionador só na extensão.

Se a raiz do cabelo for muito oleosa, não tema e lave o cabelo diariamente com produtos adequados. Para isso, use dois tipos diferentes de shampoos: na raiz aplique um produto para corrigir fios oleosos e no comprimento e pontas, outro para fios crespos. Mas essa prática exige cuidados maiores com as pontas, portanto abuse das hidratações.
Uma boa dica é você humectar os seus cabelos antes da lavagem, pegue um pouco de óleo vegetal siliconizado e aplique nas pontas do cabelos uma hora antes de lavá-los. Isso deixa o cabelo mais macio e impede que ele fique ressecado após a lavagem, deixando uma oleosidade natural.





O grande vilão daquelas que assumem os cachos é o corte ideal. Em primeiro lugar procurar um cabeleireiro que tenha experiência com cabelos cacheados, porque tem muito cabeleireiro por aí que corta todo tipo de cabelo da mesma forma. Ele tem que saber como definir melhor os cachos e corrigir eventuais problemas como: excesso de volume, pontas quebradiças e ressecadas. Se os fios que ficam por baixo forem repicados na raiz, é possível diminuir bastante o volume. Mechas mais longas na superfície e na franja impedem que os fios armem. O corte reto não é muito recomendado porque deixa o cabelo com a aparência pesada, os cachos perdem a definição e fica um horror.
Para o tratamento diário, use linhas completas shampoo, condicionador, creme para pentear e creme para hidratação. Geralmente essas linhas só funcionam se você usa todos os produtos, diferente dos produtos para cabelos normais e lisos em que se usam produtos diferente e a diferença é mínima.

Hidrate sempre! Se o cabelo for muito seco tem que ser duas vezes por semana mas não exagere na dose, não encharque o seu cabelo de creme e aplique a máscara longe da raiz (apenas do comprimento às pontas), respeite o tempo de pausa indicado na embalagem e enxaguar muito bem. O tratamento continua com aplicações semanais para restaurar os fios.



Use sempre um bom creme para pentear e umas gotinhas de silicone pra diminuir o frizz. Uma boa opção para melhorar a aparência dos cachos, são os ativadores de cachos que ajudam a definir e dar brilho. Passe amassando de baixo para cima toda vez que você molhar a cabeleira, mesmo se não lavou. A quantidade indicada é uma moeda de um real em todo o comprimento e pontas. Depois deixe secar naturalmente, só que longe do vento para não desmanchar as ondas.
Se não puder esperar para sair de casa, lance mão do difusor, ele ajuda a secar rápido e não detona o cabelo. Contudo, o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca o contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminui-lo.

Jamais penteie ou escove os cabelos depois de secos. Eles são muito finos e podem arrebentar, além de tirar a definição dos cachos e ele fica aparentemente ressecado. Se os cachos ficaram embolados, vá separando os cachos com cuidado um a um.
O babyliss também é uma opção para aqueles dias em que é preciso uma produção mais caprichada. Para não ficar artificial, faça assim: após lavar e secar, separe mechas aleatórias e enrole no aparelho. Fique atenta ao diâmetro do acessório - ele deve ser igual ao do seu cachinho natural.





Para deixar os cachos muito definidos e para que eles não desmanchem ao longo do dia, você pode usar mousse modeladora ou um spray fixador.
Evite prender os cabelos com eles úmidos pois eles ficarão mais frágeis, mas se for inevitável tente não apertar demais. Se você prender com força, ele vai ressecar mais e inevitavelmente partir.
Se os cabelos mesmo com todos esses cuidados ainda não estão legais, recorra ao salão existem ótimos profissionais. Se o seu problema é volume excessivo existe no mercado uma série de produtos para relaxamento que não são tão agressivos e que não deixam os seus cachos grudados na cabeça. E se ele está ressecado demais, no salão eles tem cremes mais potentes e podem fazer aplicações de queratina e outros óleos pra resolver o seu problema. E para dar um tom mais bonito use os tonalizantes eles dão uma cor mais definida, não tem amônia e não danifica os cabelos.

Cachos bonitos e bem tratados são lindos e dão um ar muito sensual e independente à mulher. Se quiser mudar faça uma escova no salão de vez em quando, mas não caia na moda dos cabelos lisos só porque os outros dizem ser mais bonito.